Pouca gente no Brasil conhece ele, mas um dos maiores ídolos da história do Maribor, da Eslovênia, é gaúcho, foi formado na base do Inter e se profissionalizou no Grêmio.

Sim, o porto-alegrense Marcos Tavares, hoje com 33 anos, está há quase 10 temporadas jogando na Eslovênia. Já são 363 partidas e 146 gols marcados pelo atacante, segundo o site oficial do clube.

O gaúcho ainda é o maior artilheiro das fases preliminares da Champions League com 20 gols. Nesta temporada, o seu time está a um passo de chegar novamente a fase de grupos, basta passar pelo Hapoel Be’er Sheva.

Após ler uma notícia dele no site UOL, (aqui o link) fui buscar mais informações e descobri que ele passou na base do Inter, mas subiu para o profissional mesmo no Grêmio em 2003, quando Tite era o treinador. Chegou a ficar no banco na Libertadores. Em 2004 foi para a Malásia, passou rapidamente aqui no Atlético-PR, mas logo seguiu pro Chipre. Em 2008 assinou com o Maribor, de onde não saiu mais. É ídolo por lá, reconhecido em todos os cantos, mas pouco conhecido por aqui.